quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Conservação de Ilhas


O Projeto de Conservação, Manejo e Análise Ambiental das Ilhas Costeiras de Vitória/ ES, realizado pelo Instituto Ecomaris, visa contribuir com a proteção, estudo, conservação das ilhas costeiras, suprimindo as lacunas da falta de manejo ambiental, monitoramento e fiscalização. 

O Projeto iniciou-se com estudos nas Ilhas Galheta de Dentro e de Fora, das Cobras, Boqueirão, e posteriormente iniciado o inventário da vegetação na Ilha dos Índios, dos Itaitis, e da Baleia. 

Além de pesquisas com levantamentos da vegetação, foi realizado estudos piloto com a biodiversidade sazonal, e censo de macrobentos, aves e peixes marinhos na Ilha da Galheta.

Alguns resultados já são expressivos como a recuperação de parte da vegetação de restinga e o sucesso reprodutivo das aves marinhas, que 2009 colonizaram a Ilha Galheta de Fora com mais de 10.000 indivíduos em reprodução, além da formação do inédito ninhal na Galheta de Dentro. 


As ilhas de Vitória são Áreas de Preservação Permanente (APP), promolgado pela Lei Municipal N° 4.167/94.





Ilhas Costeiras da Baía de Vitória e Baía do Espírito Santo: 1- Ilha das Cobras, 2- Ilha do Papagaio, 3- Ilha dos Práticos, 4- Ilha Itaitis, 5- Ilha do Boi, 6- Ilha da Galheta de Dentro e de Fora, 7- Ilha do Frade, 8- Ilha rasa, 9- Ilha do Fato, 10- Ilha do Índios, de Vitória/ES (20°18’55.55”S e 40°17’07.58”).  


"As Áreas de Preservação Permanente são áreas de grande importância ecológica, cobertas ou não por vegetação nativa, que têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas. Como exemplo de APP estão as áreas de mananciais, as encostas com mais de 45 graus de declividade, os manguezais e as matas ciliares."

Entretanto mesmo essas Ilhas serem APP estas estão a merce da falta de fiscalização, compromentendo a vegetação e animais que dependem dessas ilhas. Esses dados reforçam a necessidade de instrumentos legais de proteção e manejo dessas ilhas, como a criação de Unidade de Conservação Marinha.

Venha ser um Voluntário com nossa equipe!!!
Contribua com textos sobre a zona costeira em nosso blog!
envie para: bianca@ecomaris.org.br


Texto adaptado do Bolentim Informativo do Ambiente Marinho do Instituto Ecomaris N° 1, Agosto de 2010.
www.ecomaris.org.br
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Instituto-Ecomaris/328751390502366

Nenhum comentário:

Postar um comentário