quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Mundial da Água!!!




Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura Municipal de Vitória irá realizar pela primeira vez um evento dessa natureza. O evento intitulado de Iº ENCONTRO DE RIOS-FLORESTAS-CAMPO-CIDADES-MAR da região compreendida pelas Bacias Hidrográficas dos Rios Santa Maria da Vitória e Jucú e Costa Associada, acontecerá dos dias 22 a 25 de Março no Ginásio do Tancredão.

O evento contará com a participação de ONG's, de Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselheiros de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, Secretários Estaduais e Municipais de Meio Ambiente, Educação,Saúde, Planejamento, Desenvolvimento, Agricultura&Pesca, Ciência-Tecnologia&Inovação,Geração de Emprego e Renda, Serviços Urbanos, Turismo, Procuradorias Municipais e Estadual, Dirigentes de Órgãos de Saneamento,Lideranças Comunitárias,  Superintendencia Estadual do Ibama, Capitania dos Portos, SPU,GRPU, Projeto Tamar, RBMA, Representantes do ICMBIO, Representantes dos Pescadores, Marinha do Brasil, Universidades, Governador do Estado, Prefeitos Municipais, Legislativo Estadual e Municipal, Promotores Públicos e Poder Judiciário.
O objetivo do evento é discutir um modelo de gestão compartilhado para efetiva implementação da Gestão de Recursos Hídricos e Costeira.

Para isso serão discutidos a CRIAÇÃO DA AGENDA DE BACIAS COSTEIRAS para a integração de políticas públicas para o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO, a partir da GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO.




O Instituto Ecomaris irá participar do evento, e contará com um estande para abordagem de Educação Ambiental.

Aqueles que desejam participar como monitores voluntários do estande do Instituto Ecomaris, enviar e-mail para: eventosecomaris@gmail.com






PROGRAMAÇÃO:

 ENCONTRO RIOS-FLORESTAS-CAMPO-CIDADES-MAR 2012
DIAS
22-MARÇO
23-MARÇO
24-MARÇO
25-MARÇO
MANHÃ
9-10h
 Abertura Solene c/ visita inaugural à maquete virtual.
9-12h
 Mesa Redonda:
 Situação Atual referente a Implementação das Políticas de Recursos Hídricos, Florestais e Costeira na Região das Bacias Jucú&Santa Maria e Costa Associada.
9-12h
 Mesa Redonda: Situação Atual referente a Implementação das Políticas de Saneamento Básico, Resíduos Sólidos,Infra-Estrutura Hídrica e Uso e Ocupação do Solo na Região das Bacias Jucú&Santa Maria e Costa Associada.
8h
DESCIDA DO JUCÚ

10-12h
Reunião Colegiado Potencial do COMDEVIT ampliado, incluindo todos os entes das Bacias Jucú e Stª Maria, p discussão da criação AGENCIA DE BACIAS E COSTEIRA JUCÚ-SANTA MARIA - Mediada por Robson Monteiro, Sandra Ribeiro e Beto Pêgo.
Apresentação do Projeto GESTÃO INTEGRADA DA PAISAGEM (Sossai e Cesan)
Participantes: Robson Monteiro(DRH/Iema), Sandra Ribeiro(COGEST/Iema), Marcos Sossai(Florestas p/ Vida e Reflorestar), Representantes dos CBHs Jucú e Santa Maria,e Nardotto(ANAMMA)


Participantes: Fernando Aquinoga (DT/Iema), Ingrid(CSAN/Iema), Claudia(CIRSUCC/Iema),?(Licenciamentos Uso e Ocupação do Solo/Iema),Representante da CESAN, Representante da SEDURB, Representantes dos CBHs Jucú e Santa Maria,e Sueli(ANAMMA)


TARDE
14-17-
Mesa Redonda     Licenciamento Ambiental e a Gestão de Recursos Hídricos e Costeira. Coordenada por Tarcísio(SEMMAM) e com participação direta por responsáveis por licenciamento no Iema, Idaf e Municípios das duas bacias.

14-17h-
Mesa Redonda-
Gestão de Recursos Hídricos e Costeiros- Diálogos entre Pesca, Indústria, Logística e Conservação. Coordenada por Ivani(SEMMAM) e com participação direta de Gestores Ambientais do Ibama(CGPEG), ICMBIO,Iema, Incaper, ANAMMA e Colegiado Mar-RBMA.
14-17h
ENCONTRO DE ENCERRAMENTO E ENCAMINHAMENTOS
DO ENCONTRO.
Participantes: Todos que se inscreverem para tanto durante o Encontro: RIO-FLORESTA-CIDADE &MAR.

NOITE
19 h Sessão Solene na CMV Palestra: Robson e Sandra





Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário