terça-feira, 13 de março de 2012

Manifesto Contra o Código Florestal


Na quarta-feira 07 o movimento #manguefazadiferença sob Coordenação Nacional da Fundação SOS Mata Atlântica movimentou Brasília com 2 mil manisfestantes de todo o Brasil, contra a aprovação da Reforma do Código Florestal, e clamaram para a Presidenta Dilma o Veto ao Código. As ONG's capixabas parceiras do Instituto Ecomaris, Voz da Natureza e Instituto Capixaba de Ecoturismo (ICE) representaram a sociedade capixaba nessa manifestação tão importante.



A manifestação tem por objetivo mostrar a sociedade o desastre ambiental que a aprovação da Reforma do Código Florestal irá causar, principalmente com a inclusão do ecossistema Manguezal no texto do Código pelo Senado Federal. Além da anistia aos desmatadores e a liberação do desmatamento em áreas de preservação permanente. E como objetivo pontual, tentar adiar a votação do Código. Foi o que conseguiram, a votação foi adiada para hoje dia 13/03.



Relatos sobre o Manifesto:



“Nós começamos em janeiro e, em 20 dias, foram mais de 30 manifestações em todo o Brasil”, disse Mantovani. “Na quarta-feira, 7, seria votado o Código Florestal e sentimos a necessidade de trazer ‘todo o Brasil’ para cá [Brasília] e mostrar a Dilma que o Brasil não quer esse Código”, finalizou Mário. 

“Eles [os deputados] recuaram. Essa é nossa primeira vitória. Mas, mesmo depois de conseguir adiar a votação, nós viemos aqui para botar pressão nos ruralistas que já estão ficando com medo, pois a cada dia que passa novos seguimentos ‘acordam’”, disse Mantovani no início da manhã de quarta-feira, quando iniciava o protesto . “A votação foi adiada para a próxima semana, no dia 13, pois eles acham que não teremos como reivindicar, ‘fazer zuada’, mas nós vamos mostrar para eles e para o Governo que o povo brasileiro não que esse Código Florestal e não vamos aceitar a votação na próxima semana”, disse Mantovani. 

“Somos biólogos, somos estudantes, somos ambientalistas, mas principalmente, somos pescadores”, explicou Bruno. “E um dos discursos que mais resumiram a nossa indignação foi de uma pescadora da Bahia, ela pediu a palavra na reunião dos coordenadores e, enquanto todos diziam que eram um prazer está ali, ela disse: ‘Para mim, ao contrário de vocês, é um desprazer estar aqui. Ao contrário de vocês, eu não estou aqui por amor a causa, eu estou aqui por necessidade. Por que é dali [mangue] que eu tiro o sustento dos meus filhos que eu deixei na Bahia para vir aqui reivindicar um direito meu. É um absurdo, eu ter que vir de lá para cobrar algo que é meu por direito’. Todo mundo tremeu com o discurso dela, mas aquela é a nossa verdade”, disse o alagoano. 



O movimento também aconteceu em Vitória organizado pela ONG Voz da Natureza, confira o vídeo!



Fonte: http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/03/10/manifestante-pedem-que-dilma-cumpra-promessa-de-campanha-e-vete-novo-codigo-florestal; e Voz da Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário