sexta-feira, 30 de março de 2012

Vegetação de Mangue


O mangue se instala em áreas de sedimentos lamosos não consolidados, com pouca declividade, e em geral associados a baías, lagunas, estuários e deltas. O substrato do manguezal apesar de ser rico em matéria orgânico e nutriente, é hipersalino e hipóxico, com isso o mangue desenvolveu adaptações para esse ambiente; como as lenticelas que possibilitam trocas gasosas diretamente com o ar, raízes radiais e de suporte para dar sustentabilidade no sedimento lamoso, viviparidade para assegurar o sucesso reprodutivo e adaptações fisiológicas para suportar a grande variação de salinidade.
No Brasil, existem três espécies principais de mangue:
Rhizophora mangle ou mangue-vermelho – característica de solos lodosos, com raízes aéreas;
Laguncularia racemosa ou mangue-branco - encontrado em terrenos mais altos, de solo mais firme, associado a formações arenosas e
Avicennia schaueriana ou mangue-preto – assim como a Laguncularia possui raízes radiais só que com pneumatóforos (estruturas que auxiliam na troca gasosa) mais desenvolvidos e em maior número.

                                          Rhizophora mangle
Essas espécies se distribuem em zonas distintas, da região mais alagada para a mais elevada, de acordo com a figura abaixo:
Esquema de zonação horizontal em manguezais. Adaptado de Schaeffer-Novelli, 2004.
A zona I ou zona externa sofre inundação frequente de marés, o sedimento é areno-lodoso com grande quantidade de matéria organica, nessa faixa se encontra predominantemete o mangue-vermelho.
A zona II ou zona interna é dominada pelas espécies de mangue-preto e mangue-branco com sedimento mais arenoso.
A zona III ou zona de apicum é atingida somente em marés com grande amplitude, como as de sizígia, o sedimento é arenoso e hipersalino, com isso é desprovida de vegetação.
A zona IV ou zona de transição é o limite entre o ecossistema de manguezal e o terrestre, a salinidade tende a zero, é um terreno mais alto que nao sofre inundação pela maré, com sedimento arenoso e a flora dominante é composta pelo mangue-de-botão, algodoeiro de mangue e avencão. Essa zona apresenta caracteristicas mistas entre o manguezal e o continente.
Ao contrário do que ocorre com os vegetais, a fauna de mangues não é exclusiva, sendo compostos por mamíferos, aves, peixes, crustáceos, e moluscos. Por conta do stress devido à força das marés, o ambiente de manguezal não apresenta grande diversidade, em contra partida tem uma alta produtividade primária, abundância e biomassa.

Raiz de mangue serve de substrato para diversos organismos como ostras, cracas, e moluscos. Foto: Camilla Caricchio




Nenhum comentário:

Postar um comentário