terça-feira, 8 de maio de 2012

Descoberta em Águas Capixabas!!!



No dia 13/4 pesquisadores da UFES ( Ictiolab) e do projeto Meros do Brasil fizeram uma incrível expedição ao sul do banco dos Abrolhos, exatamente em frente a desembocadura do Rio doce, 40 milhas da costa. Lugar anteriormente não visitado. Lá fizeram três mergulhos a profundidades mesofóticas.

Foram identificadas 39 espécies sendo que dentre elas uma está neste momento sobre descrição (Serranus sp., ), uma delas não temos ideia do que seja, uma espécie de gobidae ainda não identificada e um novo registro para a costa (Pseudogramma gregoryi ) .

Fora as interessantes aparições, encontramos uma biomassa para a região da plataforma continental antes nunca avistada por nós, indivíduos enormes de todas as espécies. Além de Importante registro para o ES da espécie invasora coral sol (foto anexo, que identifiquei sendoTubastraea tagusensis).

O financiamento dos custos básicos necessários para o levantamento de todas essas informações importantíssimas, foi proveniente de recursos restantes de outros projetos relacionados ao projeto Meros do Brasil  e da OSCIP Associação Ambiental Voz da Natureza.

O litoral Capixaba representa um mosaico de estruturas geomorfológicas e biológicas (i.e. limite das estruturas de recife de coral, patch reefs, início do afloramento cristalino na região costeira, extensos campos de rodolitos, bancos de laminárias e a Cadeia de montanhas submarinas Vitória-Trindade),  um "Gap"  para a ciência de um modo geral, sendo um campo extenso para novas descobertas e prioridade para a conservação. Apesar do litoral capixaba representar toda esta biodiversidade, ainda muito pouco é investido nas pesquisas científicas.

Em contrapartida, a cada dia é maior o investimento na estruturação econômica, sendo nosso litoral e plataforma continental foco importantíssimo de desenvolvimento portuário e petróleo-gás. Segundo o instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), os investimentos anunciados entre 2010-2015 ultrapassam 98,8 bilhões de reais, sendo o período da história com maior número de projetos já anunciados (i.e.anunciados desde 2010). A cada obra concretizada, pelos formatos atuais, nossa biodiversidade é exaurida!

Precisamos urgentemente de investimentos em novos projetos de pesquisa e monitoramento para descobrirmos nosso litoral Capixaba!



















Um comentário:

  1. Uau!! Toda essa riqueza aos olhos do homem que continua se limitando à investir em máquinas, máquinas e máquinas para um desenvolvimento de cimento e cinza.

    Que o colorido do mar nos encha de alegria. E o azul.. Ah! esse do mais puro encanto.

    ResponderExcluir